Sexta, 28 de Março de 2025
22°

Tempo nublado

Parintins, AM

Saúde Notícia

Parintins lança 'Março Lilás e Amarelo' com abertura oficial nesta segunda-feira (10)

A programação tem como objetivo sensibilizar a população sobre essas doenças que afetam muitas mulheres e reforçar a importância do cuidado preventivo.

10/03/2025 às 06h38
Por: Redação
Compartilhe:
Márcio Costa – SEMSA/SECOM
Márcio Costa – SEMSA/SECOM

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Saúde e Coordenação da Saúde da Mulher, promove a campanha "Março Lilás e Março Amarelo", com atividades voltadas à prevenção do câncer de colo de útero e a conscientização sobre a endometriose. A programação tem como objetivo sensibilizar a população sobre essas doenças que afetam muitas mulheres e reforçar a importância do cuidado preventivo.

 

A abertura oficial da campanha acontece nesta segunda-feira, 10 de março, no ginásio da Escola Irmã Christine, com uma grande mobilização de saúde. Durante o evento, serão realizadas triagens, consultas de enfermagem com coleta de preventivo, atendimento odontológico e vacinação contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. "Convidamos toda a população para participar desse dia, que será de grande importância para a saúde das mulheres de Parintins", afirmou a gerente do Programa Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde, enfermeira Alexandra Amazonas.

 

Além do evento de abertura, as ações da campanha seguirão ao longo do mês em todas as unidades básicas de saúde, com ampliação da oferta de exames preventivos (PCCU – Papanicolau) e palestras educativas.

 

O secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, destacou que a campanha reforça o compromisso da gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves com a saúde da mulher. "Nosso trabalho segue uma orientação clara da gestão municipal, que é cuidar bem das pessoas e garantir que as mulheres de Parintins tenham acesso a um atendimento de qualidade. Estamos intensificando as ações para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e também para dar visibilidade à endometriose, uma doença que impacta a vida de muitas mulheres", afirmou Clerton.

 

------

 

Texto: Márcio Costa – SEMSA/SECOM

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias