Sexta, 28 de Março de 2025
22°

Tempo nublado

Parintins, AM

Saúde Notícia

Seminário em Parintins busca acabar com preconceito sobre o tratamento contra dependência química

O diretor do CAPS AD, enfermeiro Beto Pessoa, ressalta que a discriminação e o preconceito são barreiras que afastam os usuários dos serviços de saúde, dificultando o início e a continuidade do tratamen

14/02/2025 às 09h13
Por: Redação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e do CAPS Álcool e Drogas Doutor Renato Menezes (CAPS AD), realiza no dia 21 de fevereiro, no auditório da UEA, o III Seminário de Saúde Mental – Álcool e Drogas. O evento discutirá o tema "Estigmas, preconceitos e seus efeitos na vida e no cuidado à saúde", apontando como esses fatores impactam negativamente o acesso ao tratamento de pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas.

 

O diretor do CAPS AD, enfermeiro Beto Pessoa, ressalta que a discriminação e o preconceito são barreiras que afastam os usuários dos serviços de saúde, dificultando o início e a continuidade do tratamento.

 

“Os estigmas e preconceitos dificultam a busca por atendimento, pois muitas pessoas têm medo do julgamento ao procurar ajuda. Nosso objetivo é sensibilizar a sociedade, os profissionais de saúde e as famílias para que esse cenário mude, permitindo que aqueles que precisam de apoio possam acessar os serviços sem receio”, disse Beto Pessoa.

 

O seminário contará com uma programação extensa nos turnos da manhã e da tarde. A abertura será às 7h30, seguida de palestras que trarão reflexões importantes sobre o tema. Entre os destaques, está a participação da terapeuta ocupacional Dra. Maria Antonieta, referência nacional em saúde mental, que falará sobre os desafios enfrentados pelos usuários devido ao preconceito. Além disso, a psicóloga Priscila Souza, do CAPS AD, abordará as percepções dos usuários sobre o estigma e seus impactos na busca por tratamento.

 

O evento é aberto ao público e tem como público-alvo profissionais de saúde, estudantes, acadêmicos e toda a comunidade. Segundo Beto Pessoa, a participação da sociedade é fundamental, especialmente diante do aumento do consumo abusivo de álcool e drogas entre os jovens.

-------

Texto: Márcio Costa – SEMSA/SECOM

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias