Considerada a segunda maior causa de poluição ambiental, atrás apenas da poluição atmosférica, a poluição sonora é um problema cada vez mais comum nas áreas urbanas e ocorre também no ambiente escolar. Em Parintins, a Secretaria de Meio Ambiente promove a Semana de Combate à Poluição Sonora com ações pontuais e palestras nas escolas.
Nesta terça-feira, 26, a palestra foi na Escola Guajarina Prestes, buscando orientar os alunos sobre os ruídos que causam complicações físicas e psicológicas.
Na abordagem dos educadores ambientais Karoline Fernandes e Lineker Cabral, as crianças relataram uma série de exemplos de poluição sonora a que estão submetidas, começando nas próprias casas. Eles citaram os paredões que muitas vezes são utilizados por pais e vizinhos.
As crianças são as mais afetadas já que o canal auditivo é muito menor do que de um adulto e a pressão que entra no ouvido dos pequenos é maior, aumentando os riscos de problemas auditivos.
A educadora Karoline Fernandes ressaltou que a exposição a altos níveis de ruído atrapalha o desenvolvimento e o aprendizado.
Mín. 24° Máx. 38°