Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Alunos da Escola Estadual (EE) Frei Silvio Vagheggi, localizada no Centro, zona sul de Manaus, realizaram, durante os dias 07 e 08 de novembro, a 3ª Feira Amazônica Científica e Cultural, evento realizado anualmente pela unidade de ensino.
O tema da feira este ano foi “Amazônia de ontem, de hoje e do amanhã”, e teve como objetivo trazer reflexões e maior conscientização sobre tópicos como desmatamento, queimadas, seca e desenvolvimento sustentável. Os alunos da 1ª série do Ensino Médio foram responsáveis por apresentar o conteúdo científico e cultural para os demais alunos da escola com a ajuda dos professores coordenadores.
Para o professor de História e coordenador da feira, João Azevedo, esse tipo de atividade é o resultado de muita pesquisa, e a divisão de apresentação entre a parte científica e a parte cultural faz com que os alunos consigam absorver melhor o conteúdo para que repassem aos colegas.
Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
As apresentações de músicas e poemas durante a feira aproximaram os alunos do tema socioambiental, fazendo com que pudessem refletir sobre as próprias ações em relação ao meio ambiente e o impacto disso no futuro da Amazônia. Para uma maior inclusão, todas as apresentações também contaram com a presença de um intérprete de Libras.
“Nós temos talentos na escola que ajudam a levar o conhecimento de forma lúdica e diferenciada. E eu acredito que todos puderam perceber o bom desempenho”, ressaltou o professor João Azevedo.
Um desses talentos é o aluno Bryan Simões, 15, da 1º série do Ensino Médio. Juntamente com sua turma, ele apresentou a música “Lamento da raça” do Boi-Bumbá Garantido, e fez um discurso sobre a importância da preservação da Amazônia.
Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“A gente queria trazer essa mensagem que é bem forte e reflexiva pra todo mundo, começando pelos alunos, pela escola. Por meio da educação a gente achou um jeito de introduzir essa ideia na cabeça das pessoas”, disse Bryan.
A turma da 1ª série 1 apresentou a música “Canção para a Amazônia”, do cantor Nando Reis. Além disso, os alunos também recitaram poemas sobre os impactos das queimadas na flora e na fauna. A feira finalizou com a apresentação da turma da 1º série 3, que apresentou um telejornal com notícias voltadas para a Amazônia.
Mín. 24° Máx. 38°