O ferryboat Ana Beatriz IX, que partiu de Santarém, Pará, na tarde de segunda-feira, 28 de outubro de 2024, com destino a Manaus, Amazonas, encalhou em um banco de areia no rio Amazonas, próximo ao município de Óbidos. O incidente ocorreu por volta das 21h, resultado direto da grave estiagem que afeta a região e que vem reduzindo o nível dos rios, acumulando bancos de areia em locais onde, normalmente, há condições seguras de navegação.
A embarcação, que tem capacidade para 1.400 passageiros, transporta também veículos e cargas variadas, além dos passageiros. Até o momento, outras embarcações tentaram prestar auxílio, mas o ferry permanece preso. Os passageiros e a tripulação aguardam o envio de uma embarcação que possa proporcionar um suporte mais eficaz.
O Ana Beatriz IX faz regularmente a rota Manaus–Santarém, com paradas em cidades como Parintins, Juruti e Óbidos, e deveria passar por Parintins às 9h de terça-feira, 29 de outubro, mas, com o incidente, o cronograma sofreu um atraso significativo.
Com informações do jornalista Hudson Lima/PAM1
Mín. 24° Máx. 37°