A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), realizou, nesta quinta-feira (10/10), mais uma ação de conscientização sobre a valorização da cultura de paz nas escolas da rede estadual de ensino. O encontro, na Escola Estadual (EE) Antônio Teles de Souza, zona sul de Manaus, contou com palestras sobre combate ao bullying em sala de aula.
Com o objetivo de informar e orientar alunos e servidores, as palestras abordaram temas como o combate à violência, ao bullying e cyberbullying, além do assédio moral. A equipe do Nise é composta por professoras, pedagogas, psicólogas e assistentes sociais, que esclarecem e tiram dúvidas da comunidade escolar. A ação também conta com a parceria da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
Conforme a coordenadora do Nise, Georgeanna Borges, as orientações são necessárias para que os alunos aprendam sobre as práticas não aceitas na escola e se sintam encorajados a comunicar qualquer atitude incômoda aos professores.
“De forma concomitante, nós reunimos tanto os alunos, quanto os servidores, porque nós entendemos a importância desses esclarecimentos e dessas informações, que elas precisam chegar onde o problema realmente acontece”, ressaltou a coordenadora.
Durante o encontro, os alunos foram instruídos sobre os tipos de casos mais comuns no ambiente escolar e como as denúncias podem ser realizadas. Os profissionais da educação, por sua vez, foram instruídos sobre como lidar com as denúncias recebidas para que as vítimas sejam atendidas da melhor maneira possível pela equipe do Nise.
Acolhimento
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Para a aluna Ana Karla, 13, do 8º ano do Ensino Fundamental, na EE Antônio Teles de Souza, a palestra foi relevante para que os alunos saibam que podem se defender e têm com quem contar.
“O bullying é uma questão muito presente nas escolas, e é muito importante que os alunos saibam que além de pessoalmente, também tem o cyberbullying, mas a gente pode ter uma rede de apoio pelas redes sociais“, comentou a estudante.
Para o diretor da escola, Dalton Santos, o encontro é fundamental para os alunos, uma vez que reforça o combate, que pode ser feito pela unidade de ensino e pelos próprios discentes, ao bullying e cyberbullying.
“Os professores se sentiram mais seguros ao saber que existe o Nise, que, juntamente à Secretaria de Educação, contribui muito para esse apoio no combate à violência escolar”, afirmou o gestor.
Mín. 24° Máx. 37°