Segunda, 22 de Julho de 2024
33°

Parcialmente nublado

Parintins, AM

Cultura Amazonas

Agendão Cultural reúne diversas atrações nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

05/07/2024 às 15h23
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O agendão cultural deste fim de semana (05 a 07/07) oferece uma programação repleta de novidades nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A programação também conta com projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo. A agenda inclui peças teatrais, baile com temática furacão 2000, curtas-metragens, espetáculos, festival de férias 2024, leituras, concertos musicais com obras representativas da música clássica de Beethoven, além de um show inédito que promete encantar o público com sucessos da MPB.

Na sexta-feira (05/07), às 20h, o Teatro Gebes Medeiros recebe o espetáculo “O Pai de Qualquer Pátria”, encenado pelo grupo Garagem. A peça teatral narra a história na qual uma filha fala sobre seu pai, contando sua história em contraste com os burburinhos correntes na sociedade sobre família. Ela compartilha memórias para preservar a boa imagem do pai, apesar de seus erros indefensáveis. Enquanto os conflitos persistem sem resolução, resta apenas o luto pelo que se perdeu. Com classificação livre e entrada gratuita.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Na sexta e no sábado (05 e 06/07), às 20h, será apresentada a comédia “Não!”, com a atriz Adriana Birolli. A peça aborda a dificuldade que as pessoas têm em dizer o não. A plateia é convidada a entrar na intimidade da personagem, conhecer o cronograma de sua vida e acompanhar a retrospectiva de 18 anos de terapia. Com classificação indicativa de 12 anos, os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site www.shopingressos.com.br

No sábado (06/07), às 17h30, o Baile “Funkonda”, realizado pela Casa Konda, acontece no Salão Rio Solimões, anexo ao Palácio Rio Negro. O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O baile apresenta uma Ball com temática Furacão 2000. Enaltecendo a cultura Ballroom, raízes pretas, periféricas e ícones LGBTQIAPN+. Com classificação indicativa de 12 anos, a entrada é gratuita.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O cineclube de Arte exibirá neste sábado (06/07), às 18h, a “Avant Premiere” dos curtas metragens “Desaparecida” e “Foi ele”, da cineasta Glória Torres. O público terá a oportunidade de vivenciar em primeira mão as emocionantes tramas e os personagens que habitam o universo da roteirista e cineasta em suas duas mais recentes produções. Com classificação indicativa de 12 anos, a entrada é gratuita.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Teatro Gebes Medeiros recebe neste sábado (06/07), às 18h, a apresentação do espetáculo “Doce Feitiço”, encenado pelo grupo teatral Células Nervosas. A peça retrata uma família mística e barulhenta que mora no meio da Floresta Amazônica e é vigiada por dois rios que acompanham o caos da relação familiar.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Em meio a cantorias, doces e comédia, um feitiço acontece e então surge um grande mistério: quem seria capaz de enfeitiçar a própria família?. Com classificação livre e entrada gratuita. As reservas estão sendo feitas pelo site www.sympla.com.br

Ainda no sábado (06/07), às 19h, o Teatro da Instalação apresenta o espetáculo teatral “Amazonas: Causos, Lendas e Costumes da Nossa Gente”. Produzido pelo Grupo Teatral Criando Cenas em parceria com a Escola Brigadeiro João Camarão, o espetáculo conta com um elenco de 45 atores que se revezam no palco para retratar a vivência ribeirinha e cultura indigena através das lendas amazônicas, como “O Fantasma do Tropical Hotel”. A entrada é gratuita e o evento é livre para todos os públicos.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Após conquistar o tricampeonato no 47º Festival de Parintins, o Boi Caprichoso desembarca em Manaus para dar continuidade às comemorações com sua apaixonada nação. O movimento Marujada promove a “Festa do Triunfo”, que acontece neste sábado (06/07), a partir das 21h, no Sambódromo. O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Com entrada gratuita.

O tricampeão Boi Caprichoso, com o tripa Alexandre Azevedo, Edmundo Oran, Patrick Araújo, Prince do Caprichoso e Marujada de Guerra são itens confirmados, além de Marcela Marialva, Valentina Cid, Cleise Simas, Marciele Albuquerque e Erick Beltrão. Completam a constelação de atrações os toadeiros Júlio Persil, Ornello Reis, Edilson Santana, Junior Paulain, Arlindo Neto, Klinger Junior e Paulinho Viana, além das participações do Corpo de Dança Caprichoso (CDC) Manaus, Troup Caprichoso, Raça Azul e Força Azul e Branca (FAB).

Mais atrações no domingo

Em mais uma edição, o Festival de férias 2024 retorna trazendo muita diversão e cultura para toda a família. A programação tem início no domingo (07/07), de 17h às 20h, no Largo de São Sebastião, e conta com jogos, brincadeiras, oficinas criativas no Largo de São Sebastião e visita à Galeria do Largo. No dia da abertura, a programação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Nas demais datas, é necessária a inscrição on-line para participar.

Para participar das atividades do dia 9 de julho (terça-feira) e do dia 11 de julho (quinta-feira), os interessados devem acessar os links que estão disponíveis a partir das 10h, desta sexta-feira (05/07). E para fazer inscrição para as atividades do dia 13 de julho, o link estará disponível às 10h, do dia 10 de julho. Os links para inscrição estão disponíveis no Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br

A Biblioteca Volante Thiago de Melo com a participação da escritora Eli Soares, apresenta neste domingo (07/07), o Projeto “Mania de Ler”, de 17h às 19h, na lira do Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, no centro de Manaus. Com entrada gratuita, a programação conta com contação de histórias e lançamentos do livro “Borboletinha: A Cozinheira Apaixonada”.

No domingo (07/07), às 19h, pela primeira vez no Teatro Gebes Medeiros, o cantor Luso Neto apresenta o show “Brasilidades – Tim Maia e Lulu Santos”, o rei do soul e o rei do pop em um show só. O espetáculo promete encantar o público através dos sucessos desses dois ícones do Brasil na voz marcante de Luso Neto e na companhia de seu violonista Fernando Mangabeira.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“Brasilidades – Tim Maia e Lulu Santos”, é um dos shows da sequência que Luso Neto está apresentando no Teatro Gebes Medeiros, que começou em abril com o show “Cazuza No Osso”. Com classificação indicativa de 16 anos, os ingressos podem ser adquiridos pela www.shopingressos.com.br

A consagrada Orquestra Amazonas Filarmônica juntamente com o Coral do Amazonas, apresenta no domingo (07/07), às 19h, no palco do Teatro Amazonas, o concerto “Beethoven: 9º Sinfonia”, do compositor alemão Ludwig Van Beethoven (1770-1827).

O concerto vai contar com os músicos Dhijana Nobre (soprano), Thalita Azevedo (contralto), Juremir Vieira (tenor), Emanuel Conde (baixo-barítono). A regência será do maestro Luiz Fernando Malheiro. Com classificação indicativa de 10 anos. Ingressos à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.shopingressos.com.br . Plateia e frisas custam R$10,00, enquanto nos demais lugares a entrada é franca.

Endereços:

· Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube)

· Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião – Centro);

· Salão Rio Solimões – Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro)

· Cineteatro Guarany – Vila Ninita, Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro)

· Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro

· Largo de São Sebastião – Rua 10 de Julho, Centro (anexo ao Teatro Amazonas)

· Sambódromo – Avenida Pedro Teixeira, 2565, Flores

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias