Sábado, 19 de Abril de 2025
34°

Parcialmente nublado

Parintins, AM

Geral Notícia

Prefeito de Parintins, Mateus Assayag, assegura investimentos ao Programa de Aquisição de Alimentos

Os investimentos são anunciados pelo prefeito Mateus Assayag para incentivar os produtores com safra excedente.

15/04/2025 às 12h39 Atualizada em 15/04/2025 às 12h49
Por: Redação
Compartilhe:
 Gerlean Brasil
Gerlean Brasil

A Prefeitura de Parintins vai operacionalizar a compra institucional da agricultura familiar pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com início no mês de maio. A Secretaria Municipal de Produção Rural prepara o lançamento da chamada pública para fazer o credenciamento dos potenciais beneficiários nos próximos dias. Os investimentos são anunciados pelo prefeito Mateus Assayag para incentivar os produtores com safra excedente.

O secretário de produção rural, Tião Teixeira, afirma que o plano do PAA Municipal é receber os produtos de agricultores da várzea para evitar eventuais perdas. “Sabemos que os nossos irmãos produtores precisam desse incentivo nessa época do ano e elaboramos essa iniciativa com o prefeito Mateus Assayag. O PAA deu certo nos dois últimos dois anos, com o orçamento que conquistamos com o Governo Federal”, garante.

A Prefeitura de Parintins segue toda a legislação do PAA – Doação Simultânea, que anteriormente teve R$ 2,7 milhões de receita do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), aplicada na economia de 210 agricultores até ano passado. “Damos início à uma nova fase para adquirir a safra excedente, por exemplo, de macaxeira, banana, jerimum, goiaba, entre outros produtos comuns nesse período”, assegura Tião.

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e a Carteira de Produtor Primário são exigências para os produtores participarem do credenciamento. O secretário Tião Teixeira ressalta que a gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves tem priorizado políticas de incentivos aos agricultores, com acompanhamento técnico, serviços de mecanização, escoamento e apoio na comercialização no mercado.

Texto: Gerlean Brasil – SEMPA/SECOM

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias